#06 – Ciência, jornalismo e cúrcuma


Estima-se que diariamente a ciência produza milhares de novos artigos. Boa parte deles se utilizam de métodos pouco rigorosos e são referendados por periódicos científicos conhecidos como predatórios – que basicamente publicam qualquer coisa, desde que se pague por isso.

Como consequência, há uma enxurrada de artigos provando as maravilhas curativas da cúrcuma, os benefícios do vinho tinto, ou as faculdades do chocolate como auxiliar no emagrecimento.  Você certamente já topou com matéria sobre isso naquele suplemento dominical ou programa vespertino.

Mas como isso acontece pelos laboratórios ao redor do planeta? Por que cientistas se prestam a estudar tanta bobagem? Como esses estudos são conduzidos? E como essas pesquisas passam pelo crivo de pauteiros, repórteres e editores para chegar até você?

Escute e descubra!

***  Você pode assinar o podcast gratuitamente no iTunes, no Spotify e nos principais aplicativos de podcast ***

– Entrevistados do episódio:

Cláudia Collucci

Repórter especial da Folha de S.Paulo, foi bolsista na Universidade de Georgetown, em Washington, em 2011, onde pesquisou sobre o conflito de interesses entre médicos e a indústria da saúde.

Alexandre Chiavegatto Filho

Economista com doutorado direto em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Universidade de Harvard. É professor doutor do Departamento de Epidemiologia da FSP/USP na área de estatísticas de saúde.

Carlos Orsi

Jornalista e escritor, é autor das obras de divulgação científica “Livro dos Milagres”, “Pura Picaretagem” e “Livro da Astrologia”, além de diversos trabalhos de ficção científica, terror e mistério. Publicou artigos na Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Zero Hora, entre outros. Atualmente está à frente da revista digital Questão de Ciência.

Ricardo Kauffman

Jornalista, diretor do documentário O Abraço Corporativo.

– Mergulhe mais fundo

O Abraço Corporativo

Até quando vamos produzir estudos inúteis de saúde?

Indústria financia estudos pró-cerveja

A farsa da fusão a frio

Como provar que chocolate emagrece

Alimentos que ao mesmo tempo previnem e curam câncer

Revista Questão de Ciência

Correlações absurdas

– Ficha técnica:

Produção, apresentação e edição: Tomás Chiaverini

Trilha sonora original: Paulo Gama

Mixagem: Vitor Coroa

– Colabore com a Rádio Escafandro:

Clique aqui.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.