#16 – As beterrabas e o sentido da vida


Os alimentos orgânicos são mais saudáveis e mais saborosos. Mas as mudanças sociais trazidas pelo cultivo sem agrotóxicos, em pequenas propriedades e de forma local, podem ir além disso.

Um bom exemplo desse fenômeno está em um grupo de agricultores que vive no distrito de Parelheiros, na zona sul da cidade de São Paulo. Desde 2009, eles têm se organizado para produzir de maneira agroecológica e para abastecer restaurantes e mercados da cidade.

Como efeito colateral desse processo, uma porção de vidas mudou para sempre.  Neste episódio, falamos sobre quatro dessas vidas, que só se cruzaram por causa de uma das necessidades mais básicas do ser humano: a comida.

*****

– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.

Clique aqui.

*****

 

– Entrevistados do episódio:

Paola Carosella

Cozinheira e apresentadora do programa Master Chef Brasil.

Arpad Spalding

Geógrafo, consultor da prefeitura no projeto Ligue os Pontos.

Mauri Joaquim da Silva

Agricultor, membro da Cooperapas.

Alan Charles Leblanc

Psicólogo e agricultor.

– Ficha técnica:

Produção, apresentação e edição: Tomás Chiaverini

Trilha sonora original: Paulo Gama

Mixagem: Vitor Coroa

 


1 comentário em “#16 – As beterrabas e o sentido da vida

  1. Excelente reportagem.

    Existe uma area dentro da agricultura que se diferencia da agricultura tradicional, é a agroecologia e a agricultura campesina, se diferenciam na medida que o agricultor mantem tradicoes e culturas e modelos alternativos de cultivos de povos originarios, campesinos, quilombolas e ribeirinhos. Agricultura sustentavel é um modelo que busca se liberar da submissao ao capitalismo e a agricultura mercantilizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.