#18 – Exilados: hoje e ontem


O Brasil vive uma escalada autoritária. Depois do filho do presidente, foi a vez de o ministro economia, Paulo Guedes, aventar a possibilidade de um novo Ato Institucional Número 5.

O AI-5 foi um marco da repressão da ditadura militar. Promulgado em 1968, ele deu poderes ditatoriais ao presidente, que fechou o Congresso e suspendeu direitos básicos do cidadão, como o habeas corpus (nos casos de crimes políticos).

Para além do flerte com o AI-5, no fim de novembro o presidente Jair Bolsonaro apresentou um Projeto de Lei que visa retirar a punição a militares que estejam atuando em operações de Garantia da Lei e da Ordem. Para analistas diversos, a aprovação deste projeto equivale a dar a agentes do Estado uma licença para matar manifestantes.

Em meio a esse acirramento, a polarização e o discurso de ódio crescem na população e nas redes sociais. Os efeitos práticos disso já são sentidos. Pelo menos quatro personalidades da esquerda, campo oposto ao bolsonarismo, tiveram de deixar o país por conta de ameaças.

Diante disso, o episódio de hoje faz um debate amplo sobre o exílio em dois tempos. Na época da ditadura e nos dias atuais. A partir daí, cria também um paralelo entre o Brasil de hoje e o Brasil da ditadura militar dos anos de chumbo.

 

*****

– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.

Clique aqui.

*****

 

– Entrevistados do episódio:

Rosa Maria Prado Ferrari

Professora aposentada e exilada da ditadura militar.

Cid Benjamin

Jornalista, ex-militante do MR-8, cofundador do PT e do PSOL.

Marcia Tiburi

Escritora, filósofa, ex-candidata do PT ao Governo do Rio de Janeiro.

Jean Wyllys

Jornalista, professor, ex-deputado do PSOL.

– Mergulhe mais fundo

Cid Benjamin no Roda Viva.

– Ficha técnica:

Produção, apresentação e edição: Tomás Chiaverini

Trilha sonora original: Paulo Gama

Mixagem: Vitor Coroa

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.