#41 – Não culpe o meteoro

Estudos recentes sugerem que a nossa temperatura corporal média está baixando rapidamente. Entre homens americanos saudáveis há indícios de que ela não seja mais de 37 graus.

Mas você já pensou por que a gente tem essa temperatura de 37 graus? A resposta para essa pergunta é uma viagem pela evolução e pela seleção natural, que inclui meteoros, dinossauros e fungos.

*****

– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.

Clique aqui.

*****

– Mergulhe mais fundo

Breve História de Quase tudo, por Bill Bryson

Estudo da Universidade de Stanford sobre a queda da temperatura humana (em inglês)

Estudo sobre os fungos e a ascensão dos mamíferos (em inglês)

– Entrevistados do episódio

Mercedes Okumura

Coordenadora do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos e professora de bioarqueologia e evolução humana no Instituto de Biociências (Universidade de São Paulo).

Gustavo Goldman

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (1988), Doutorado em Biologia Molecular – University of Gent, Bélgica (1993) e Pós-Doutorado em Biologia Celular pela University of Medicine and Dentistry of New Jersey, EUA (1993-1994). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo.

4 comments on “#41 – Não culpe o meteoro

  1. Ótimo episódio, como sempre. Tema surpreendente e produção impecável. Parabéns. Podemos esperar um próximo sobre ficção científica – geralmente mais científica que ficção – pra daqui a 15 dias?

  2. Assustadora a questão do parque Yellowstone.
    Os fungos silenciosamente ocupando espaços.
    Excelente matéria.!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *