Sobre

A Rádio Escafandro é um podcast para mergulhos profundos. Os temas vão de política a ciência, de cultura a saúde, de urbanismo a comportamento.

A abordagem é sempre jornalística, mas tem um pé na literatura e outro na filosofia.

Os princípios que norteiam a produção são:

– Busca pela verdade dos fatos

– Busca por clareza na comunicação

– Busca por originalidade e pluralidade

– Busca por uma estética atraente

Com uma hora de duração e frequência quinzenal, os episódios contam com diversos entrevistados cada um e são editados num formato narrativo, que também varia de acordo com o tema retratado.

No ar desde fevereiro de 2019, a Rádio Escafandro é mantida exclusivamente pelos ouvintes por meio de uma campanha de financiamento coletivo.

Faz parte do coletivo de podcasts jornalísticos Rádio Guarda-Chuva, e da rede B9 de podcasts.

O podcast foi criado e é produzido, editado, sonorizado e apresentado pelo jornalista e escritor Tomás Chiaverini.

Apoie o a Rádio Escafandro!

12 comments on “Sobre

  1. Com certeza foi uma das boas surpresas da quarentena. Conteúdo e entretenimento super bem estruturados e apresentados de maneira não óbvia.

  2. Vi, pela primeira vez, a Rádio Escafandro mencionada em um story do Instagram: O Sonho de Sidarta. Foi uma feliz descoberta.

    Já ouvi quase todos os programas, e desejo vida longa ao Projeto.

  3. Conheci a Radio por uma sugestão do Spotify e logo me interessou pelos temas, estou devorando cada episódio, feliz por ter descoberto agora porque parece que posso ouvir bastante sem aquela preocupação de que vai acabar.
    Ultimamente vinha ouvindo bastante podcasts de política que é meu assunto preferido, e dar este mergulho profundo noutras abordagens está sendo uma descoberta enriquecedora.
    A propósito, “escafandro” é uma palavra bonita que soa bem, só não consegui de primeira entender porque uma rádio teria esse nome, pensei até ser o sobrenome de algum fundador, mas quando li a apresentação aqui no site, sobre o convite para um “mergulho profundo” fui surpreendido pela criatividade, gosto de nome diferentes e realmente, um escafandro e todo este conteúdo em áudio fazem muito sentido juntos.
    Parabéns e obrigado pelo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *