Sobre

A Rádio Escafandro é um podcast para mergulhos profundos. Os temas vão de política a ciência, de cultura a saúde, de urbanismo a comportamento.

A abordagem é sempre jornalística, mas tem um pé na literatura e outro na filosofia.

Os princípios que norteiam a produção são:

– Busca pela verdade dos fatos

– Busca por clareza na comunicação

– Busca por originalidade e pluralidade

– Busca por uma estética atraente

Com uma hora de duração e frequência quinzenal, os episódios contam com diversos entrevistados cada um e são editados num formato narrativo, que também varia de acordo com o tema retratado.

No ar desde fevereiro de 2019, a Rádio Escafandro é mantida exclusivamente pelos ouvintes por meio de uma campanha de financiamento coletivo.

Faz parte do coletivo de podcasts jornalísticos Rádio Guarda-Chuva, e da rede B9 de podcasts.

O podcast foi criado e é produzido, editado, sonorizado e apresentado pelo jornalista e escritor Tomás Chiaverini.

Apoie o a Rádio Escafandro!

26 comments on “Sobre

  1. Com certeza foi uma das boas surpresas da quarentena. Conteúdo e entretenimento super bem estruturados e apresentados de maneira não óbvia.

  2. Vi, pela primeira vez, a Rádio Escafandro mencionada em um story do Instagram: O Sonho de Sidarta. Foi uma feliz descoberta.

    Já ouvi quase todos os programas, e desejo vida longa ao Projeto.

  3. Conheci a Radio por uma sugestão do Spotify e logo me interessou pelos temas, estou devorando cada episódio, feliz por ter descoberto agora porque parece que posso ouvir bastante sem aquela preocupação de que vai acabar.
    Ultimamente vinha ouvindo bastante podcasts de política que é meu assunto preferido, e dar este mergulho profundo noutras abordagens está sendo uma descoberta enriquecedora.
    A propósito, “escafandro” é uma palavra bonita que soa bem, só não consegui de primeira entender porque uma rádio teria esse nome, pensei até ser o sobrenome de algum fundador, mas quando li a apresentação aqui no site, sobre o convite para um “mergulho profundo” fui surpreendido pela criatividade, gosto de nome diferentes e realmente, um escafandro e todo este conteúdo em áudio fazem muito sentido juntos.
    Parabéns e obrigado pelo trabalho.

  4. Parabéns Tomás, seu trabalho é encantador!
    A cada mergulho uma aventura inédita, instigante e prazeirosa.

    Abraço desejando sucesso sempre : )

  5. Olá! Não me lembro ao certo como cheguei à Rádio Escafandro, penso que ouvi a recomendação em outro podcast.

    Que bela descoberta nesse mergulho! Gostaria de deixar registrado meu elogio ao trabalho, um baita prazer em ouvir vocês!

  6. Maratonei todos os episódios e, sendo eu podcaster, tenho usado muito “Suco de SP”, “Shhhhh” e “Quenca” como eixos norteadores em debate-papos sobre podosfera. Gostaria muito de me aproximar e trocar idéias contigo. Parabéns, pra ti e pro parceiro compositor das trilhas!!!!

  7. Maratonei todos os episódios e, sendo eu podcaster, tenho usado muito “Suco de SP”, “Shhhhh” e “Quenca” como eixos norteadores em debate-papos sobre podosfera. Gostaria muito de trocar idéias contigo. Parabéns, pra ti e pro parceiro compositor das trilhas!!!!

  8. Tomás,

    Parabéns pelo seu trabalho, pelo seu podcast….

    A “felicidade que me proporciona alguns de seus episódios, pela qualidade e principalmente pelo conteúdo que me faz pensar, repensar e agregar conhecimento para, sem dúvida, me tornar cada vez mais um ser humano, muito mais “humano”!

    Adorei esse episódio de hoje de nº 29, ainda que seja, pra ti, uma reprise, mas que para mim foi totalmente inédito e merecerá, obrigatoriamente, uma revista…rsrs

    Grande abraço.

  9. Cheguei a rádio escafandro através da B9. Cresci ouvindo notícias no rádio. Foi uma grata surpresa me deparar com esse novo formato, porque às vezes você estava no carro e não conseguia ouvir toda a entrevista ou reportagem ou música. Primeiro achei o Mamilos por causa do tema violência contra mulheres (meu campo de atuação), depois vieram os demais podcasts da B9 e da Rádio Guarda-Chuva. Essa pegada da ciência aliada ao jornalismo e à reconstituição histórica é demais. Parabéns. Contribuo com alegria. Por favor, mais mergulhos por muito tempo. Obrigada

  10. Já ouço a rádio BBC e podcasts há muitos anos, e mais recentemente embarquei na excelente produção brasileira, mas Rádio Escafandro me deixou totalmente viciada!! O nome é perfeito, a qualidade,os temas, a edição, o humor em dosagem certa… Por favor, nos permita sempre esses mergulhos. Eu contribuo feliz da vida e espalho pra o mundo esse primor. Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *