#20 – Dos vinte centavos a Bolsonaro


Em junho de 2013, o Movimento Passe Livre (MPL) iniciou uma série de protestos, em São Paulo, contra o aumento de vinte centavos nas tarifas de ônibus e metrô.

Em pouco tempo, as manifestações ganharam uma dimensão inesperada. E mesmo depois de Estado e Prefeitura terem voltado atrás com o aumento, as ruas continuaram inflamadas por passeatas, numa ebulição popular inédita no país.

As pautas se multiplicaram. O combate à corrupção e a demanda por melhores serviços públicos no  geral passaram a engrossar o coro das ruas.

Até que, no final de 2014, as cores das manifestações foram mudando. Um movimento que era essencialmente progressista ganhou ares nacionalistas, conservadores e anti-partidários.

Grupos recém-criados como o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Movimento Vem Pra Rua, passaram cooptar essa insatisfação popular difusa que culminaria no impeachment de Dilma Roussef. E que seria um dos vários fatores que colaboraram para a eleição do governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro.

Como isso aconteceu? Como o Passe Livre conseguiu transformar uma pauta única num protesto nacional? Como grupos de direita, notadamente o Movimento Brasil Livre (MBL) se apropriaram das manifestações? Quem financiou esses grupos? Como a direita foi capaz de canalizar o sentimento de revolta e por que a esquerda não conseguiu retomar as ruas desde então?

Ouça de graça no seu aplicativo de podcasts predileto!

*****

– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.

Clique aqui.

*****

 

– Entrevistados do episódio:

Lucas Monteiro de Oliveira

Historiador, professor e cofundador do Movimento Passe Livre

Marcio Moretto

Doutor em ciências da computação, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP) e cocoordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital.

Marina Amaral

Jornalista, codiretora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo.

– Mergulhe mais fundo

A nova roupa da direita (Agência Pública)

Condenados por Moro, absolvidos pelo tribunal (Agência Pública)

Movimento Passe Livre no Roda Viva

– Ficha técnica:

Produção, apresentação e edição: Tomás Chiaverini

Trilha sonora original: Paulo Gama

Mixagem: Vitor Coroa

Captação de áudio em estúdio: João Puntoni

 


1 comentário em “#20 – Dos vinte centavos a Bolsonaro

  1. Olá Tomás,
    acabo de ouvir esse episódio sobre os movimentos dos 20 centavos e o vem pra rua.
    Interessante quando se descortina o veo da verdade sobre que está por trás do vem pra rua e do mbl. Mas, se olharmos para história podemos constatar que essa tática da direita, em se criar ou infiltrar em movimentos “populares” já ocorreu nos anos pré-golpe de 64, com a criação dos Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) em 1961 que paulatinamente fez propaganda anti-Goulart e fazendo crescer o mostro do “comunismo” país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.