#40 – Mil dias de Marielle presente


Mil dias depois do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, mergulhamos neste crime que chocou o país e mostrou as entranhas do poder paralelo no Rio de Janeiro.

Como foi o assassinato, como as investigações começaram, que pistas levaram aos executores e quem são eles, o que se sabe sobre os possíveis mandantes e como tudo isso se relaciona com o crime organizado carioca.

*****

– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.

Clique aqui.

*****

– Entrevistados do episódio

Vera Araújo

Repórter investigativa em O Globo, além de advogada, trabalhou no Jornal do Brasil e no jornal O Dia. Em 2005, revelou a existência de grupos paramilitares na região de Jacarepaguá (RJ) que extorquiam dinheiro de moradores. Foi dela a ideia de batizá-los como milícias. Pela reportagem, ganhou o Prêmio Especial Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2009). Co-autora do livro “Mataram Marielle: Como o Assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes Escancarou o Submundo do Crime Carioca”.

Chico Otávio

Repórter e professor de Jornalismo na PUC-Rio, trabalhou em a Última Hora,  e no grupo Estado. Em 1997, transferiu-se para o jornal O Globo, onde cobre Política. Ganhou sete vezes o Prêmio Esso. É autor de diversos livros, e co-autor do livro: “Mataram Marielle: Como o Assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes Escancarou o Submundo do Crime Carioca (Intrínseca, 2020)”.

Bruno Paes Manso

Formado em economia e jornalismo, trabalhou em algumas das principais redações do país, entre elas Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Veja. É doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012), com mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003). É co-autor de “A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil” (Todavia, 2018), e autor de “A república das milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro” (Todavia, 2020).

– Ficha técnica:

Produção, apresentação e edição: Tomás Chiaverini

Trilha sonora tema: Paulo Gama

Mixagem: Vitor Coroa

Este episódio contou com músicas de: Beto Villares, Blue Dots, Kay Engel e Lobo Loko.


2 comentários em “#40 – Mil dias de Marielle presente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.