#45 – Caçada ao Cabeça Branca


Ao longo de três décadas, Luiz Carlos da Rocha, o Cabeça Branca, construiu um gigantesco império do tráfico. A Polícia Federal estima que, no auge das operações, o esquema do traficante escoava cerca de 5 toneladas de cocaína por mês.

A droga produzida na Colômbia e na Bolívia era levada de aviões até o estado do Mato Grosso. De lá, era escoada por terra até São Paulo, onde parte era distribuída para o mercado interno, parte era exportada para a Europa, pelo porto de Santos.

Esse esquema fez com que Cabeça Branca se tornasse o maior traficante de drogas da história do Brasil. Mas os negócios chegaram ao fim em 2017, com a prisão de Luiz Carlos da Rocha, na cidade de Sorriso (MT).

Para chegar a isso, a Polícia Federal criou uma operação de longo prazo e usou métodos detetivescos modernos e elaborados, que parecem saídos de um roteiro de Hollywood.

*****

– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.

Clique aqui.

*****

– Mergulhe mais fundo.

A Guerra do PCC

Link para compra de Cabeça Branca – A caçada ao maior narcotraficante do Brasil.

Link para compra de Cocaína – Rota Caipira

Link para compra de: O delator: A história de J. Hawilla, o corruptor devorado pela corrupção no futebol

– Entrevistados do episódio

Allan de Abreu

Jornalista e escritor, especialista em narcotráfico e crime organizado. É repórter da revista Piauí e autor dos livros Cabeça Branca, Cocaína – Rota Caipira, e O Delator, todos publicados pela editora Record.

Elvis Secco (em depoimento a Allan de Abreu)

Delegado da Polícia Federal, foi responsável pela operação Spectrum, que culminou na prisão de Luiz Carlos da Rocha, narcotraficante conhecido como Cabeça Branca.

– Ficha técnica:

Concepção, produção, roteiro, apresentação, sonorização e edição: Tomás Chiaverini

Trilha sonora tema: Paulo Gama

Mixagem: Vitor Coroa

Trilha incidental: Blue Dots

 


2 comentários em “#45 – Caçada ao Cabeça Branca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.