#29 – E se a gente fosse índio?


Em 2011, um arqueólogo parte por conta própria para o interior da Amazônia. O objetivo é redescobrir um sítio arqueológico abandonado, no sudoeste de Rondônia. Um antigo cemitério, com sepultamentos que remontam há mais de quatro mil anos.

Ele descobre o local do sítio: o Sambaqui de Monte Castelo. Mas, por meio de mensagens gravadas nas árvores pelos índios Tuparis, descobre também que, ao contrário do que se imaginava, aquele lugar não está desocupado.

Dessa constatação, nasce uma parceria entre arqueólogos brancos e pesquisadores indígenas, que começou a vigorar no começo de 2020.

Nesse episódio, partimos desse encontro inusitado para falar sobre o encontro dessas duas civilizações.

Quais são as diferenças fundamentais entre elas? O que o mundo branco, numa crise tão profunda, pode aprender com o modo de viver dos índios? E o que seria desse modo de viver hoje se os brancos não tivessem chegado aqui mais de quinhentos anos atrás?

*****

– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.

Clique aqui.

*****

– Entrevistados do episódio:

Eduardo Goes Neves

Graduado em História pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutor em Arqueologia pela Universidade de Indiana e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo. Professor Titular de Arqueologia Brasileira do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.

Francisco Pugliese

Pesquisador Colaborador do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Geologia pelo IG/UnB. Doutor e Mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Bacharel em História pela Universidade de São Paulo.

Ailton Krenak

Ambientalista e escritor, autor do livro “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”. É um dos maiores nomes da luta indígena no Brasil. Pertence à etnia do povo Krenak.

Marcos de Almeida Matos

Possui graduação em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre.

– Ficha técnica:

Concepção, produção, apresentação e edição: Tomás Chiaverini

Trilha sonora original: Paulo Gama

Mixagem: Vitor Coroa


10 comentários em “#29 – E se a gente fosse índio?

  1. Não me lembro qual dos engtrevistado falou que os índios não praticam guerras de extermínio…
    Não é bem assim!!!
    Aqui no nosso litoral do sudeste, os tupinambás e tupiniquins se aliaram aos europeus, e um deles exterminou o outro.
    Na América Central antes mesmo dos europeus chegarem, um grande grupo maia tinha desaparecido… provavelmente devio às guerras entre os três impérios…

  2. Gente, tem essa resposta do entrevistador que fez a analogia do capitalismo com a nossa visão das estrelas?
    Queria publicar isso nas redes sociais, com devidos créditos, óbvio. Foi de tirar o folego isso. O mundo precisa repensar todos os excessos do capitalismo urgente… todo consumismo…

  3. Parabéns pelo episódio, eu panfleto o seu programa e especialmente este episódio sempre que o assunto é podcast ou quando me pedem alguma indicação. Agora mesmo a minha mãe está ouvindo..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.